Em sua 10ª edição, coletiva inaugura a primeira galeria do Morro da Conceição
Depois de sucessivas edições que ocuparam o Centro Cultural Correios com grande sucesso de público, a coletiva A Cara do Rio muda de endereço e inaugura, em 8 de fevereiro, sábado, a Villa Olívia Artes – a primeira Galeria da Zona Portuária, no charmoso Morro da Conceição.
O desafio proposto pelo curador Marcelo Frazão – ex-professor de gravura da EBA/UFRJ e ex-curador da Galeria Sesc-Copacabana, entre várias outras atividades – aos quarenta artistas integrantes da mostra foi responder, em linguagem artística, a pergunta: qual é a cara do Rio?
Agora o público vai poder conferir o resultado de todo este processo criativo, englobando pinturas esculturas, desenhos, fotografias, vidro, cerâmica e gravuras. Os 40 trabalhos são assinados por Solange Palatnik, Paulo Vilela, Sonia Madruga, Carlomagno, Clare Caulfield, Fernando Duval, Mauricio Barbato, Paula Erber, Newton Lesme, entre vários outros.
O conjunto dos trabalhos expostos na mostra A Cara do Rio, marcada pela diversidade e por ser multifacetada, oferece ao espectador uma pequena mas significativa representação de ângulos de nossa cidade, a partir da memória afetiva ou visual de cada artista. Já o catálogo da exposição, reunindo o perfil dos artistas integrantes da exposição, vai além de fornecer dados sobre os autores, funcionando também como um anuário dos artistas que estão em atividade na cidade e nem sempre tem espaço para levar seus trabalhos ao público, como explica Frazão.
Para Marcelo Frazão, “A ideia que permeia esta exposição não é apenas expor os trabalhos, mas também incentivar e dar suporte para novos colecionadores, ajudando na formação, organização, preservação ou conservação de suas coleções”.
Nesta exibição a artista plástica Marina Vergara, numa ode à mulher, preparou uma monumental escultura com 4 metros de altura para a fachada do antigo sobrado da Ladeira João Homem, número 13, onde se localiza a Villa Olivia. Entre os artistas que participaram de todas as edições da Cara do Rio estão: Paulo Villela, Claire Caulfield, Emilio Gonçalves e Marcelo Frazão.
Tendo iniciado em 2003, a mostra A Cara do Rio chega a sua décima edição apostando na renovação e na continuidade do talento dos artistas, além de tentar atrair novos colecionadores.
Honorários: Entrada franca
Comentários Recentes
Ambiente discontraido e muito agradavel. Comida com sabor especial. Valeu, voltarei mais vezes para
Comemos um prato chamado "Leitão assado à bairrada", muito farto especificação técnica do cardápio p
É um lugar realmente impressionante. Muito cuidado com a decoração e qualidade nas roupas de cama e
Arte de altíssimo nível. Acarinha a alma.