Fechada para obras de reforma desde 2008, a nova Galeria de Os traços inconfundíveis de Cavalcante inauguram um capítulo importante da Bienal de Caricatura no MNBA, a partir de 6 de dezembro.
Com 25 anos de carreira e uma longa trajetória na imprensa, Paulo Cavalcante, nesta sua primeira exposição retrospectiva, reunindo 114 trabalhos, vai mostrar caricaturas, charges, pinturas, desenhos, e esboços artísticos inéditos.
Cavalcante começou a publicar seus desenhos no antológico jornal Pasquim, em 1984. Autodidata, colaborou com diversas publicações, como o Estado de S. Paulo, Pasquim, revista Gráfica, MAD, Ciência Hoje, Vizoo, Poetry Salzburg (Áustria), entre outras. Sua produção também se espalhou por capas de livros para a Editora Record.
Teve trabalhos premiados e exibidos em vários salões de humor. Participou de exposições no Brasil e no exterior, entre elas as coletivas A Imagem do Som, no Paço Imperial; As Novas Estéticas da Caricatura em Portugal; O Rio Visto por seus Artistas, do Clube de Criação do Rio de Janeiro; O Humor nos Tempos de Guerra, na Casa de Cultura Laura Alvim; Ilustrações e Retratos, uma parceria com o ilustrador Lula, no Museu do Telephone, e Gráficos Rio, esta no Museu Nacional de Belas Artes.
Recentemente recebeu o prêmio Desenho de Imprensa na categoria Caricatura no 1º Festival Internacional de Humor do Rio de Janeiro. Participou da exposição O Discurso Político nas Charges e Caricaturas na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) em novembro de 2010. Foi convidado a participar de uma publicação especial sobre o Brasil no Courrier International, na França, em julho de 2013.
Atualmente, trabalha no jornal O Globo, onde recebeu prêmios por suas ilustrações da Society of Newspaper Design (SND), entidade com sede nos EUA. Por tudo isso, Cavalcante é um dos nomes mais representativos da caricatura contemporânea.
Honorários: 0,00
Comentários Recentes
Ambiente discontraido e muito agradavel. Comida com sabor especial. Valeu, voltarei mais vezes para
Comemos um prato chamado "Leitão assado à bairrada", muito farto especificação técnica do cardápio p
É um lugar realmente impressionante. Muito cuidado com a decoração e qualidade nas roupas de cama e
Arte de altíssimo nível. Acarinha a alma.