Venha viajar pelos trilhos que
atravessam a Serra da MantiqueiraÉ operado pelos simpáticos bondes vermelhos e
amarelos, que já se tornaram uma das marcas
registradas de Campos do Jordão. Eles partem
da estação de Emílio Ribas, atravessam toda a
cidade, chegando, depois de aproximadamente
25 minutos, ao Portal de Campos do Jordão.
Ao longo do percurso, o turista poderá conhecer
os núcleos históricos de Campos do Jordão,
como Vila Jaguaribe e Abernéssia, com sua
tradicional igreja matriz.
Os bondes desse percurso são alemães e
operaram, até 1956, no Tramway do Guarujá,
ferrovia também pertencente ao Governo do
Estado de São Paulo.
Um dos principais atrativos do chamado Circuito da Mantiqueira é a quase centenária Estrada de Ferro Campos do Jordão, cuja operação iniciou-se em 1914.
Desde 1916 ela é de propriedade do Governo do Estado de São Paulo, sendo atualmente administrada pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos.
Concebida pelos médicos sanitaristas Emílio Ribas e Victor Godinho, seu objetivo inicial era o transporte de doentes tísicos para os sanatórios de tratamento, então localizados em Campos do Jordão.
Com o desenvolvimento dessa cidade, a EFCJ consolidou-se como o principal meio de acesso à região, tornando possível o transporte não só de doentes e de seus familiares, mas de todos que residiam e demandavam as localidades situadas na área de influência da ferrovia.
A partir da década de 70, a ferrovia consolidou-se como um equipamento vocacionado para o uso turístico, expandindo suas atividades para a operação de teleférico – o primeiro implantado no Brasil – e de parques turísticos, atividades que complementam a ferrovia como destino diferenciado de turismo.
O traçado da ferrovia inicia-se em Pindamonhangaba, no Vale do Paraíba, e termina em Campos do Jordão, passando pelo município de Santo Antônio do Pinhal, totalizando 47 km de extensão.
Nesse trajeto alternam-se diversos serviços ferroviários, como o Trem de Serra, o Bonde Turístico, a Maria Fumaça, entre outros, com diferentes percursos, horários e tarifas.
Partindo de Pindamonhangaba, a Estrada sobe as encostas íngremes da Serra da Mantiqueira num traçado sinuoso, com rampas de até 11,5% de aclive, vencidas em simples aderência. O traçado possui uma ponte construída na França, em 1924, transportada para o Brasil totalmente desmontada e edificada sobre o rio Paraíba do Sul. Sua extensão total é de 160 metros, possuindo quatro vãos sustentados por pilares em pedras talhadas a mão.
Situa-se na Estrada de Ferro Campos do Jordão o ponto ferroviário mais alto no Brasil, o Alto do Lajeado, atingindo 1.743 m de altitude.
A viagem de 47 km dura pouco mais de duas horas, tempo suficiente para os passageiros se extasiarem com a beleza da paisagem.
Ratings:
Coloque Categorias: Passeios
Marcelo Alexandre A. Lima - Administração, 31/01/2014 8:30 business - Estrada de Ferro Campos do Jordão
5/5
É um passeio realmente muito legal. Trata-se da estrada de ferro mais alta. Vista deslumbrante, brisa agradável, história pura. Em uma das estações vc consegue apreciar orquídeas e até adquiri-las.